quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Releitura de Ivan Cruz

Pinturas realizadas pelos alunos, a partir das obras de Ivan Cruz, que pintava crianças brincando na rua, com brincadeiras antigas. As crianças pintadas não tem rosto, para que cada um possa se identificar, trazendo à memória as brincadeiras de seu tempo de criança.



De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário